João Rodrigues dos Santos

Vereador do Partido Chega na Câmara de Cascais

João Rodrigues dos Santos é Vereador da Câmara Municipal de Cascais, eleito para os mandatos 2021/2025 e 2025/29.


Com 56 anos, vive em união de facto e tem 3 filhos.


Nascido em Tete-Moçambique, vem para Portugal em 1974 onde é confrontado desde cedo com uma realidade económica e social nova, austera e incerta.


Residiu em Vila Nova de Gaia, em Benfica, em Penafiel, em Macau e em Cascais, onde se estabelece com 14 anos, após a morte do seu pai.


Com o apoio de uma pensão de sobrevivência, licencia-se em Relações Internacionais e segue para Bruxelas como estagiário na Direcção-geral das Relações Externas com os Países da América Latina, na Comissão Europeia. Findo o estágio, arranja trabalho e ganha experiência com Fundos Comunitários. 


É então convidado a regressar a Portugal para assessor técnico na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional.


Posteriormente, presta serviço enquanto Técnico Superior em diversos organismos e serviços públicos nacionais, nomeadamente na Direção-Geral do Desenvolvimento Regional, na Comissão de Gestão do QCA III, no Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional e no Observatório do Quadro de Referência Estratégico Nacional.


Em 2012 desvincula-se definitivamente da função pública e torna-se empresário.


Em Cascais dedicou-se ao serviço cívico, do qual se destaca a presidência da Associação dos Amigos do Paredão Cascais/Estoril, a presidência da Associação de Moradores do Bairro ZQ de Rana, a presidência/vice-presidência de várias Associações de Pais e a vice-presidência do Grupo Sportivo de Carcavelos, com responsabilidades no Futebol de Formação e na Comunicação.


Actualmente é um dos mais antigos tutores de bairro de Cascais ainda em funções.


João Rodrigues dos Santos cumpriu 11 meses de Serviço Militar Obrigatório em Castelo Branco e em Santa Margarida, na Companhia de Comando e Serviços do Quartel-General da 1.ª Brigada Mista Independente.


REGISTO FOTOGRÁFICO

Transparência

Verifique os documentos oficiais relativos ao Certificado do Registo Criminal, bem como a comprovação da situação regularizada do candidato perante a Autoridade Tributária e a Segurança Social.

Ver documentos